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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1782
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Título : | Educação militar pós-1985: os currículos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME) |
Autor : | AMARAL, Marilea Lima Prazeres |
Palabras clave : | Educação Militar; Brasil; Exército; Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME); Curso de Comando; Estado-Maior Análise institucional; Currículos Fim do Regime Militar |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Lima Prazeres Amaral, Marilea; Zaverucha, Jorge. Educação militar pós-1985: os currículos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME). 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. |
Resumen : | Este trabalho é uma análise institucional dos currículos da Escola de Comando e Estado- Maior do Exército Brasileiro (ECEME), mais precisamente do Curso de Comando e Estado-Maior, das primeiras décadas após o fim do Regime Militar (1985-2006). O propósito é observar em que medida as mudanças políticas no contexto nacional e dentro do Sistema de Ensino do Exército, a partir de 1985, produziram alterações institucionais significativas na Escola, superando o modelo da Doutrina da Segurança Nacional. O foco da observação foram os currículos e planos de disciplinas, assim como documentos publicados pelo Exército relativos ao seu sistema de ensino. Os resultados mostraram que a partir de 1989 mudanças aconteceram como resultado das novas regras instituídas pela organização militar e pelo jogo democrático. A Escola, que forma os comandantes e líderes do Exército, começou a delinear um perfil profissional mais adequado para as funções que o militar deverá desempenhar dentro das "novas missões" que emergiram no pós-1985. Todavia, ainda recorre a protocolos da Doutrina da Segurança Nacional em determinados campos de estudo, o que é incompatível com a democracia |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1782 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência Política |
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